Neste domingo 14/04/2013, a Jéssica e eu, na companhia de meu primo Marcio e os amigos Giovana e Rodrigo, acordamos cedo e pegamos as bikes para participarmos da primeira etapa do projeto "Pedalando e Conhecendo Piraquara". Um evento promovido pela prefeitura de Piraquara com o intuito de fomentar o turismo do município, que possui um rico patrimônio histórico e natural.
A primeira etapa seria o "Das Pedreiras", uma pedalada que passaria por várias pedreiras que existiam no município e no fim iria para o tão famoso restaurante Paraíso das Trutas.
Pelo roteiro fornecido pela Prefeitura de Piraquara, o trajeto seria de aproximadamente 14 km, mas como moramos em Pinhais e não em Piraquara, nossa quilometragem seria um pouco maior!
Saímos de casa às 7:20, encontramos o pessoal às 7:30 e antes mesmo das 9:00, horário programado para a saída, já estávamos em Piraquara. Isso nos deu até tempo de tomar um bom café da manhã na cidade antes da pedalada.
A emissora RIC da rede Record, compareceu para cobrir o evento e fazer uma reportagem sobre o passeio. Não era muita a nossa vontade dar entrevistas, tanto que a Giovana até tentou fugir do repórter quando ele foi chegando perto dela, mas não teve jeito, o cara nos pegava de surpresa já falando e gravando e todos nós, no fim demos entrevista para o programa RIC Rural!!!
Essas entrevistas foram motivo de risada a pedalada inteira, pois cada vez que enxergávamos o repórter saíamos de perto dele, mas ele sempre dava um jeito de vir até nós para nos entrevistar de novo!
Portanto, não nos perca no próximo domingo as 9:00 da manhã no RIC Rural!!! hahahaha...
No início acreditávamos que a pedalada promovida pela prefeitura seria algo mais leve, para que todas as idades pudessem participar sem muito cansaço, mas logo nos primeiros metros da estrada de terra começaram as íngremes subidas que faziam boa parte dos participantes da pedalada descerem e empurrarem a bike morro acima!
Depois de alguns quilômetros, bastante barro e muitas subidas chegamos as pedreiras. De uma, íamos para outra por estradinhas desativadas com muita lama, água e sujeira! Foi uma passeio completo, com asfalto, terra, lama e água! Sempre em meio a muita natureza, visuais e paisagens incríveis e aquele cheirinho de mato o tempo todo!
No fim do passeio chegamos ao Restaurante Paraíso das Trutas, um lugar lindo, no fim de uma estrada, no meio da mata na Serra do Mar, com uma comida deliciosa. Saímos de lá redondos!!! Além disso, o restaurante conta com várias trilhas, que levam à "Toca da Onça" que realmente tem uma onça dentro, uma trilha que leva a uma cabana antiga, com um banheiro feito dentro de um tronco de árvore, uma que leva à uma das nascentes do Rio Iguaçu e uma trilha mais longa que leva a um mirante da serra no Moro Pelado. Aproveitamos e curtimos muito o lugar. Alguns até se empolgaram, como o Marcio que encontrou um balanço de pneu e ficou lá brincando feito criança!!! Foi um sarro e muito divertido ver aquele momento!!! Afinal, todos nós ainda temos uma criança dentro de nós, não é mesmo?!
Passamos algumas horas no restaurante e comemos feito "pedreiros"! Difícil mesmo foi sair de lá, pois quase que era mais fácil descer a estrada rolando, hehehe.
Mas como o restaurante é no meio da Serra, do nada baixou uma neblina gelada que fez a Jéssica bater os queixos de tanto frio! Então subimos nas bikes para pegar o rumo de volta pra casa.
Mas como o restaurante é no meio da Serra, do nada baixou uma neblina gelada que fez a Jéssica bater os queixos de tanto frio! Então subimos nas bikes para pegar o rumo de volta pra casa.
Quando todos subimos nas bikes o Rodrigo avisa que o pneu dele estava furado!!! Ele estava com uma speed e tanta trilha, pedra e terra, era de se esperar que o pneu dele pudesse furar. Mas o mais incrível é que o que furou o pneu dele foi um caco de vidro, que provavelmente ele passou por cima ainda no asfalto enquanto íamos para Piraquara!
Depois de remendarmos o pneu caímos na estrada de volta pra Pinhais, e desta vez sem mais pneus furados e longas subidas.
No final do dia, as contas foram de 55 km pedalados, uns 500 gramas perdidos na pedalada e uns 5 quilos ganhos no restaurante, hahaha. Além da infinidade de risadas e as boas e divertidas histórias pra contar em casa!!!
Ao Marcio, Giovana e Rodrigo, deixamos nosso agradecimento pela divertida companhia e pelas risadas, e também nosso convite já para a próxima etapa em 19 de maio. Até lá!!!