sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CHUPIN 2012 - De Bike ao Extremo Sul do Brasil

As férias de fim do ano estão chegando e é hora de tirar do armário aquele projeto "maluco" de aventura, que passamos o ano inteiro sonhando, e fazê-lo virar realidade!!!
Pelo fato de não termos a certeza de quando teríamos férias, graças aos 4 meses de greve das faculdades federais e da correria do trabalho, mantivemos nosso projeto em segredo, planejando apenas entre nós.
Agora que temos todas as datas definidas é hora de colocar em prática mais um sonho de aventura!!!

CHUPIN 2012 - De Bike ao Extremo Sul do Brasíl.
Este é o nome da nossa aventura deste ano. Ele não tem nada a ver com aquele pássaro preto de nome Chupim, o nome provém da junção do nosso destino, a cidade do Chuí, no Rio Grande do Sul, com a cidade onde moramos e de onde iremos iniciar a aventura, Pinhais-PR.

Dia 19 de dezembro damos inicio a nossa aventura, onde percorreremos durante quase um mês cerca de 1400km, passando pela região das Serras Catarinense e Gaúcha, cidadezinhas de interior, Cânions, Cachoeiras, Reserva Ecológica, muita estrada de terra e como destino final, Chuí, a última cidade no extremo sul do Brasil, já na divisa com o Uruguai.

Sempre que possível, tentaremos postar fotos e relatos no blog sobre a viagem, mas caso o blog fique sem atualização, é porque estaremos nos divertindo demais pra acessar a internet, hehehe.
  
Farol da Barra do Chuí - Rio Grande do Sul

Bikes preparadas!!!
 Rafa & Jeh

6 comentários:

  1. Rafael e Jessica,

    estou super curiosa com o roteiro que planejaram. Vão passar por Urubici, S Joaquim?

    abraços e suerte!
    ass. curiosa 468

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hila!
      Vamos passar por Urubici, Urupema, São Joaquim e Cambará do Sul.
      Foi uma pena não nos encontrarmos quando esteve aqui em Curitiba.

      Obrigada pelo apoio!!!
      Abraços
      Jeh e Rafa

      Excluir
  2. Saudações ao casal aventureiro!

    Sou de Araranguá/SC,região conhecida como "Caminhos dos Canyons",
    em abril deste ano viajei de bicicleta de Osório ao Chuí(600km),se precisarem de alguma informação da região do canyons ou do litoral gaúcho - locais onde poderam ficar acampados por exemplo - é só perguntarem. Vocês pretendem ir por Mostardas(via BR-101)ou por Camaquã(via BR-116)?
    Que bons ventos ajudem vocês a chegarem ao extremo sul do Brasil!!!

    Um abraço.
    Sander Trento
    Araranguá/Santa e Bela Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sander.
      Obrigado pela ajuda!!! Gostaríamos sim de informações, toda ajuda é muito bem vinda. Nós sempre acampamos, então se você souber de lugares onde podemos acampar já é de grande ajuda.
      Queremos conhecer os Canyons Fortaleza e Itaimbezinho, de lá iremos para o litoral e depois para o Chui por Mostardas, BR-101.
      Um abraço!!!

      Excluir
  3. Boa noite amigos.
    Os Canyons Fortaleza e Itaimbezinho são lindos,porém não deixem de conhecer o Canyon Monte Negro(o ponto mais alto do RS)que fica situado no município de São José dos Ausentes.Saindo de Bom Jardim da Serra são aproximadamente 40km de estrada de chão até chegar lá.
    Na pousada Aparados da Serra do Sr. Mário,existe uma área de camping e fica apenas 2km do canyon.Seguindo viagem,mais 52km a frente vocês passaram pelo Vale das Trutas onde existem alguns chalés,mas se vocês conversarem com o administrador acredito que possam acampar nesse local.Exitem 3 belas cachoeiras nesse vale onde foram gravadas cenas da mini-série "A Casa das Sete Mulheres".Ah,no Monte Negro também foram gravadas cenas dessa mini-série.Mais 40km a frente fica Cambará do Sul,talvez vocês consigam acampar no CTG,que fica bem na entrada da cidade.Espero que vocês peguem tempo bom - sem nebulosidade - afinal nessa época do ano existe muita neblina aqui na região dos canyons.De Cambará do Sul se vocês descerem por Praia Grande poderam acampar no Balneario Mampituba as margens do rio, bem no centrinho da cidade.De Torres até Tramandaí a opção de campings é bem maior.em Palmares do Sul existe um camping municipal onde é possível acampar sem precisar pagar.Em mostardas tem um camping na entrada da cidade,no lado direito da rodovia.Em Bojuru não tem camping,mas existe uma pousada bem baratinha(Pousda Freitas).22km antes de chegar a São José do Norte tem o camping Shalom próximo a BR-101.A travessia da Lagoa dos Patos pode ser feita em barcos que partem de 30 em 30min.
    De Rio Grande ao Chuí vocês encontraram uma região bem isolada e com retas interminaveis.São 240km com pouquissima infraestrutura,recomendo pararem para almoçar no pequeno restaurante "Rota 471" alguns quilometros antes da Reserva do Taim,o pessoal é muito simpático e a comida é bem gostosa.Depois de passarem pela reserva existe o Camping Taim,que fica aproximadamente a 110 km de Rio Grande.Do Camping Taim até o Chuí vocês percorreram um trecho sem estrutura alguma,a não ser um posto de combustivel com lanchonete que fica 10km depois do camping e depois bem mais a frete um mercadinho chamado Canelões,mas que exige muita coragem para entrar nele,tamanha é a falta de higiene.Chegando em Chuí a única opção de camping que conheço fica na Barra do Chuí a uns 10km do centro da cidade.
    Tenham uma ótima viagem amigos!!!
    Sander Trento
    Araranguá/Santa e Bela Catarina

    ResponderExcluir
  4. Olá Sander.
    Cara, muitissimo obrigado pelas dicas!!!
    De Rio Grande pra baixo eu não tinha nenhuma informação sobre campings e estruturas. Sua ajuda foi de grande valor pra nós!!!
    Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir