segunda-feira, 5 de maio de 2014

Caratuva - Andando nas nuvens

Feriadão prolongado pra gente sempre significa aventura!!!
Mas como a gripe resolveu me pegar forte justo no feriado, tivemos que planejar outros destinos.
A ideia inicial seria ir ao Pico Paraná, mas como não consegui melhorar, resolvemos encurtar a caminhada e subir o Caratuva mesmo.
Para quem não conhece, o Caratuva é a segunda maior montanha em altitude da região sul do Brasil, com 1850 metros, quase empatado em altitude com o Pico Paraná.
No topo do morro, existem algumas antenas de rádio amador, as quais podem ser vistas de longe.
A subida ao cume leva em torno de 3 a 4 horas, atravessando paisagens de rara beleza dentro da Floresta Atlântica, passando por rios, bromélias e caraguatás. No seu cume a vegetação característica da região é a Caratuva, uma espécie de bambu anão de altitude e que batiza a montanha.
Do alto é possível avistar ao Leste o conjunto onde localiza-se o Pico Paraná, o litoral paranaense, principalmente a baía de Antonina; a Oeste, a represa do Capivari; ao Norte, o Taipabuçu e o Ferraria; e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Itapiroca em primeiro plano, a seguir o Tucum e Camapuam e ao longe o imponente Ciririca. Mais ao longe se avistam as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi.

Começamos a caminhada depois do meio dia. O dia estava lindo, sol forte, céu azul, poucas nuvens e quase nenhum vento. Na subida ainda tivemos um pequeno erro de percurso, onde entramos na trilha do Ferraria sem perceber e caminhamos um bom pedaço na trilha errada. Mas nada que atrapalhasse nosso passeio, então demos meia volta e voltamos a trilha correta.
Ao fim do dia tivemos um lindo por do sol!!! Uma verdadeira pintura para coroar aquele fim de tarde!!!





Após o sol se por e o frio chegar, montamos nosso acampamento e começamos a preparar nossa janta! Fizemos uma deliciosa sopa de macarrão acompanhada de uma boa garrafa de vinho pra esquentar aquela noite fria! 
Ainda a noite já podíamos ver as nuvens começando a se formar abaixo dos nossos pés. Com a sensação de estar nas nuvens fomos dormir e ao amanhecer... hummm ao amanhecer...
Acordei antes da 6 da manhã e um nevoeiro denso tomava conta do cume do morro. Não conseguia enxergar 5 metros longe de mim, era como se estivéssemos dentro de uma nuvem. 
Estava eu fora da barraca, em pé olhando para o nevoeira na direção onde deveria estar o Pico Paraná, quando de repente, um vento sobra forte levando embora a nuvem que nos cobria e partir daí, como num passe de mágica, uma das imagens mais lindas que já vi na vida aparece à minha frente. Gritei pra Jéssica sair da barraca e ver o que estava vendo, e então tivemos o mais lindo nascer do sol de nossas vidas!!! 
Difícil descrever em palavras, então, vejam por si só nas imagens que seguem abaixo.

















Um comentário: