sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CHUPIN 2012 - PARTE 3

Saímos de Blumenau bem cedo com destino a Gaspar, Brusque e Botuverá. Tudo muito tranquilo até Brusque, onde o cabo de marcha da minha bike arrebenta e somos obrigados a parar pra trocar.

Pouco antes de chegar a Botuverá paramos para cozinhar o almoço num ponto de ônibus (ficamos quase duas horas no ponto e nenhum ônibus passou por ali). Quando estávamos terminando um garoto passou de moto e parou pra ver o que fazíamos. Contamos que estávamos vindo de Curitiba e ele achou o máximo, disse que pedalava por ali e queria muito poder fazer uma viagem assim também e perguntou se queríamos água, refrigerante, comida, bolacha que ele iria buscar na casa dele. Disse que estávamos com bastante comida e havíamos terminado de almoçar, mas uma garrafa de água congelada seria muito bem vinda para voltarmos pra estrada. Ele disse que iria em casa ver o que tinha e já voltava. Não demorou muito e voltou com uma garrafa de água congelada. Perguntou de novo se queríamos comida e novamente disse que não, mas mesmo assim o garoto saiu correndo e voltou com os olhos meio tristes dizendo que só tinha dois pacotes de miojo em casa. Não sabíamos nem o que dizer pra agradecer o gesto do garoto.

De Botuverá pra frente era novamente estradas de terra, com mais paisagens lindas, rios beirando a estrada e umas pontes que dava muuuito medo de atravessar.

Sabíamos que havia um parque alguns quilômetros à frente da cidade. Pedalamos bastante, roubamos mamão na beira da estrada, tiramos fotos e chegamos ao Parque Municipal das Grutas de Botuverá para acampar. Mas pra nossa decepção o parque estava fechado e não havia ninguém lá para pedirmos permissão pra acampar dentro do parque. Entramos no parque, fomos até a entrada das grutas, que são fantásticas e voltamos a estrada para procurar um lugar pra passar a noite.

Mais alguns quilômetros pedalados e chegamos a um pequeno vilarejo com algumas casas e uma igreja. Procuramos o responsável pela igreja e pedimos pra pernoitar no pátio da igreja. Ele não apenas permitiu, como nos deixou usar o banheiro da igreja para tomar banho, além de nos convidar para um delicioso café com a família dele!!!

De Botuverá fomos para Vidar Ramos e então Imbuia. Esse sem dúvida foi o dia de maior dificuldade de toda a viagem!!! Logo de saída pegamos uma serra de uns 15 quilômetros com muita inclinação, onde o cansaço batia a cada quilometro pedalado. Sem contar que o dia estava muito quente, com um sol de rachar. Neste dia suamos mais que todos os outros dias juntos. Pra se ter uma ideia da subida que enfrentamos, em vários pontos, carros que passavam por nós derrapavam e voltavam pra trás quando tentavam subir alguns trechos da serra.

Apesar de todo o cansaço, o que nos alegrava, e muito, era estar pedalando em mais um lugar fantástico, com uma paisagem ímpar. Tiramos várias fotos de tirar o folego. A estrada, sem guard-rail, beirava o penhasco em vários momentos.

Passamos por um vilarejo, onde encontramos um mercadinho. Compramos um refrigerante, ovos e cebola pra fazer um omelete junto com macarrão. Tirei tudo dos alforges, acendi o fogo, comecei a esquentar a água do macarrão, quando aparece um casal curioso perguntar o que estávamos fazendo. O fim da história nem preciso contar né... Eles nos fizeram guardar tudo de novo pra almoçar com eles. Desta vez insistimos para ficar ali, pois já estava tudo quase pronto, mas não teve jeito, eles nos levaram pra almoçar com eles. E até que não foi mal, afinal o cardápio era costela assada e porco assado... huuummm...

Depois do almoço foi difícil pegar a estrada, mas pegamos. E pra variar, mais subidas intermináveis!!! Depois de muito sofrimento chegamos no topo da serra, onde começamos uma descida longa e alucinante até a cidade de Vidal Ramos!!! De Vidal até Imbuia a estrada já era asfalto, mas desta vez foram mais de 10 quilômetros de subida sem nenhuma reta e nenhuma descida. Mais uma vez bastante cansativo. Terminamos o dia em Imbuia, muito, mas muito cansados!!!

De Imbuia seguimos para Alfredo Wagner, mas agora sem tantas subidas até lá. Seguimos por uma estrada que ainda não estava pronta, mas que nos garantiram que de bike dava pra passar. Em alguns pontos dava medo de passar, parecia que tudo ia desmoronar em cima da gente em alguns pontos.

De Alfredo Wagner sabíamos que enfrentaríamos mais uma difícil etapa na viagem, a subida da serra para Urubici, passando por Bom Retiro. Desta vez não foi tão sofrida, devido a ser asfalto e não estarmos tão cansados como no dia anterior.