segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Missões - Foz do Iguaçu - Parte 1

Mais um período de férias do trabalho significa mais uma aventura de bike.
Um sonho que a Jéssica tinha era conhecer a usina de Itaipu (afinal está se formando na faculdade como Engenheira Eletricista) e as Cataratas do Iguaçu, então traçamos um roteiro que nos levasse até Foz. Mas como de Curitiba a Foz é menos de mil quilômetros, decidimos entrar no Paraguai, cruzar para a Argentina e percorrer toda a Rota das Missões de bike. 
Algo que sempre fazemos nas viagens de bike é sair de casa pedalando, ir até onde planejamos e voltar de ônibus, mas desta vez decidimos experimentar algo novo, ir de ônibus até o destino e pedalar até em casa.
Depois de uma semana inteira de organização, ansiedade e muita bagunça em casa pegamos o ônibus até a cidade de Santo Ângelo, onde se inicia a Rota das Missões e onde demos início a nossa aventura!


Para quem gosta de história, a Rota das Missões é um prato cheio, e basta acessar o site da Rota das Missões para se encantar com toda a riqueza cultural que possuí esta região de nosso país: 




Logo que descemos  do ônibus tratamos de montar as bikes e cair logo na estrada, afinal a ansiedade era enorme pra começar a pedalada.
Mas o primeiro dia de pedalada já começou a mostrar que o que iríamos encarar desta vez não seria nada fácil. Fazia muito calor, mas muito calor mesmo e próximo do meio dia o calor era quase insuportável. A temperatura chegou a 37 graus logo no primeiro dia, e a sensação térmica no asfalto passava do 40 graus fácil!
Nosso plano no primeiro dia era ir até São Miguel das Missões, que dava uns 60km de pedalada. Mas nós pedalávamos durante uns 5 minutos e a transpiração já era intensa, era como se em nossos rostos tivesse uma bica de água. Parávamos em cada sombra de árvore que encontrávamos e em toda casa para pedir água gelada.
Quando encontramos uma banquinha destas de beira de estrada, paramos para fazer um lanche e se hidratar um pouco. Conhecemos o Seu Nenê, um gaúcho muito simpático e de bem com a  vida que ficamos batendo um papo por longo tempo, esperando o sol baixar.



Foram 45km apenas até a entrada de São miguel das Missões, mas apesar da pouca quilometragem, a dificuldade foi imensa, pois cada subida debaixo daquele calor era bem difícil de ser superada e o desgaste com o sol era bastante evidente.
Chegando a entrada de acesso a cidade, seriam mais 20km até a mesma, então paramos mais uma vez para se hidratar, tirar umas fotos no portal da cidade e partimos pra São Miguel.
Esse trajeto era composto por muitas subidas e descidas e no meio deste trajeto havia um senhor deitado na grama, próximo ao acostamento e quando passamos por ele com as bikes carregadas ele solta um "Barbaridade". Caímos na gargalhada! Bah! Gaúcho velho!





Chegando em São Miguel, tratamos logo de arrumar um lugar pra acampar. Fomos ao parque onde se encontram as ruínas e conversamos com os seguranças se poderíamos acampar por lá e usar o banheiro da praça para tomar um banho bem refrescante! O bom destas cidades pequenas é que é fácil arrumar lugar pra acampar, e geralmente as cidades tem um praça com banheiro e chuveiros também.
Na praça conhecemos duas crianças super fofas, o Miguel, que devia ter uns 3 anos e sua irma Cristine, um pouco mais velha. O Miguel queria muito colocar o capacete na cabeça e subir na bike e tudo que ele queria a irma dele queria também. Foi uma diversão tentar fotografar o Miguel com o capacete.


Depois disto pagamos a entrada pra visitar as ruínas de São Miguel Arcanjo e entramos no parque.
Principal redução jesuítica, cuja igreja foi construída em 1745, possuía três naves com cinco altares dourados, com uma torre contendo cinco sinos. Pela sua importância histórica, foi tombada pela UNESCO, por ser considerada Patrimônio da Humanidade.
Difícil descrever com palavras a beleza da deste patrimônio, apenas visitando pessoalmente para se ter ideia mesmo. Mas pense numa construção de pedras, com mais de 30 metros de altura e sem nenhum grama de cal ou cimento, apenas pedra sobre pedra! Um verdadeira obra de arte!
Outra maravilhosa atração da cidade é o Espetáculo de Som e Luzes. Criado em 1978, pelo Governo do RS, trata-se de uma narrativa da história das Missões Jesuítico - Guarani contada através de efeitos de som e luzes. Narra em 48 minutos o nascimento, desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por padres jesuítas e índios guarani. Texto e roteiro de Henrique Grazziotin Gazzana e as vozes de Liam Duarte, Paulo Gracindo, Armando Bógus, Fernanda Montenegro, Maria Fernanda, Juca de Oliveira e Rolando Boldrin. 







Com a autorização dos vigias noturnos, durante a noite acampamos sobre a cobertura do centro de visitantes,pois o tempo estava fechando e um forte tempestade se aproximava. Durante a noite não deu outra, fortes rajadas de vento sopravam e um tempestade caiu sobre a cidade durante a noite. Várias vezes acordávamos a noite com a ventania, imaginando que alguma parte da barraca tivesse voado para longe! Nossa sorte foi termos armado a barraca sobre a cobertura, pois caso contrario teríamos alguns problemas com ventania e tempestade!

Um comentário:

  1. Ola Rafael

    meu nome e Gilberto e eu minha esposa fizemos em 2013 essa rota ate Posadas na argentina. Realmente so estando ai para explicar o que sao as Reducoes. Tbm.tivemos prblemas com a chuva em entre Ijui pois as estradas de terra viraram um atoleiro para as bikes e em porto Xavier ja que o Rio uruguai subiu muito. Vou acompanhar vcs, um grande abraco e boa viagem.

    ResponderExcluir